Os departamentos de marketing estã cada vez mais a adotar atividades de marketing digital e a criar planos de marketing cada vez mais suportados no digital.

Esta tendência, que tem vindo a acelerar cada vez mais, está a mudar processos de trabalho, modelos de negócio, linguagem técnica, abordagens e definições de métricas de avaliação. Estas mudanças demonstram a mudança de comportamentos dos clientes, mas também a forma como as equipas de marketing gerem as suas atividades e procuram avaliá-las.

As estratégias de marketing tornam-se cada vez mais focadas em linhas de orientação práticas e lógicas, onde os resultados são obrigatoriamente monitorizados de forma quantitativa e pragmática.

Mas afinal o que é que o Marketing Digital traz de novo?

O Marketing Digital procura desenvolver estratégias e táticas de comunicação e interação com os consumidores que até há alguns anos atrás eram inimagináveis, devido à sua inexistência ou elevado custo de operação.

A possibilidade de criar de forma rápida e eficiente canais de comunicação que permitam uma maior interação, bem como uma maior proximidade e conhecimento do consumidor final, veio revolucionar a forma de estar na marketing e nas vendas. O Marketing Digital é o forte impulsionador dessa revolução, bem como pela tradução de ações diárias em métricas quantitativas sérias e plausíveis, onde a imprevisibilidade e a criação de metodologias de avaliação qualitativas e substanciais deixam de ter espaço, para que se evolua para o pragmatismo dos números claros, explícitos e de interpretação inequívoca.

Quais os fundamentos do Marketing Digital

Os fundamentos do Marketing Digital, passam pelo conhecimento e adoção de ferramentas digitais que permitam atingir os resultados propostos de forma clara e coerente. Estes podem ser desde uma mera campanha de e-mail marketing, até à complexidade de uma estartégia integrada on e offline, onde se poderão usar todos os canais da marca para a sua promoção (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest, e-mail marketing, Website, SEO, SEM, Relações Públicas, Link Building, …) .

Importante a reter em Marketing Digital é a definição a priori de que tipo de estratégia se pretende desenvolver e que tipo de objetivos se pretende alcançar: Reconhecimento (awareness) ou Resultados (performance). Claro está que pode ser um mix de ambas, porém existe sempre uma que é mais predominante. Esse é o ponto de partida para a seleção das ferramentas e táticas que depois serão usadas.

 

Quer saber um pouco mais, fale connnosco.